Grampo de chumbar- sistema de fixação
Grampo de chumbar- sistema de fixação. Este é um elementos mais procurados a nível nacional para a fixação de revestimento em fachada ventilada.
Pela sua simplicidade, custo reduzido e facilidade de aplicação, o grampo de chumbar é portanto um dos sistemas de fixação mais usado na construção das fachadas ventiladas.
Grampo de Chumbar- sistema de fixação
Constituição
Este sistema de fixação é composto pelo grampo, pino e respectiva camisa.
Estrutura
O grampo de chumbar é composto por uma estrutura de secção circular cheia ou oca, com diâmetros e comprimentos diversificados, dimensionados mediante a carga de suporte necessária.
Este grampo é feito de metal, sendo que aconselhamos principalmente a utilização de aço inoxidável. Existe a possibilidade de fabrico em dois tipos de aço inox diferentes, sendo eles o aço inox 304 ou 316. Esta característica é muito importante uma vez que é a relação principal com a durabilidade do sistema. Esta propriedade torna este material resistente à corrosão e à oxidação.
A principal diferença entre estas duas ligas é a adição de molibdênio, que melhora assim significativamente a resistência à corrosão, especialmente para ambientes mais salinos ou expostos a cloretos. O aço inoxidável 316 contém molibdênio, mas o 304 não.
O pino é o elemento que faz a ligação entre os revestimentos. Ajuda a manter o grampo firme no lugar durante a instalação. Garante que os elementos da fachada estejam bem fixos e alinhados. Funciona assim essencialmente como um elemento de travamento.
A camisa contribui para a estabilidade da fixação. Ademais, assegura que o grampo fique bem posicionado e por isso facilita o movimento natural da fachada ventilada. Reduz o atrito entre os materiais diferentes.
Grampo de Chumbar- o porquê do termo “chumbar”?
O termo “chumbar” refere-se ao processo de fixação do grampo à parede de suporte. Portanto este processo de chumbar pode envolver a colocação de argamassas cimentícias ou resinas.
Versatilidade do grampo de chumbar como sistema de fixação
O grampo de chumbar usa-se em diversos tipos de parede de suporte. Como exemplos, paredes de betão ou alvenaria.
Compatibilidade do sistema com paredes
É, por isso, importante verificar a compatibilidade do sistema com o tipo de suporte. Aliás, deve existir uma descrição detalhada no caderno de encargos. Ademais, deve existir a garantia de que o processo de fixação cumpre os requisitos no campo de aplicação de sistemas de fixação com recurso a chumbadouros. Tem dúvidas neste processo? Fale connosco. Prestamos todo o suporte técnico necessário.
Os sistemas de fixação utilizando chumbadouros podem ser fixos às fachadas sempre que exista um suporte suficientemente resistente e estável.