fachada ventilada em pedra natural

Fixações para fachada ventilada em pedra natural

Hoje vamos analisar em particular as fixações ocultas para fachada ventilada em pedra natural. A pedra natural é um tipo de revestimento cada vez mais utilizado como revestimento dos edifícios, seja pela sua durabilidade, mínima manutenção, possibilidade de diferente design ou relação custo-benefício.

Portanto, as fixações desempenham um papel crucial na instalação de uma fachada e garantem o bom funcionamento deste sistema construtivo. Em fachada ventilada, as fixações asseguram e garantem assim a estabilidade e segurança do sistema.

Exemplo de fixações para fachada ventilada em pedra natural

As fixações para fachadas ventiladas desempenham um papel crucial na sustentação e estabilidade do sistema.

material de fixação para fachada ventilada

Os grampos de aço inoxidável suportam as pedras, sendo estes colocados nas juntas verticais ou horizontais entre as pedras. Com configurações que permitem menor ou maior afinação, facilmente encontrará existem diversas opções que poderá consultar na nossa página.

Quatro pontos de fixação suportam a pedra, sendo eles de suporte ou de retenção. O método evita principalmente a necessidade de elementos de suporte, como uma viga de suporte inferior e superior.

Assim, estas ancoragens mecânicas permitem a fixação de pedras naturais em revestimentos, de espessura fina ou maciço, sobre suporte de parede de betão ou alvenaria de bloco.

Fixações para fachadas ventiladas: opções mais comuns

1. Grampos de suporte

Fixação que suporta a carga vertical ou horizontal. Apenas estas fixações são capazes de suportar todo ou parte do peso da pedra, além da carga do vento ou outras exteriores. Podem agrupar-se nas seguintes categorias:

Fixações de pedra natural, quimicamente ancoradas: elementos de pedra natural são presos à estrutura de suporte usando adesivos químicos de alta resistência. Esse tipo de fixação é uma alternativa aos métodos mecânicos tradicionais, como parafusos e buchas.

O processo envolve a perfuração de furos na pedra natural e na estrutura de suporte. O adesivo químico é injetado nos furos e cria uma ligação forte entre a pedra e a estrutura. A pedra é então pressionada ou fixada no local até que o adesivo cure e proporcione uma fixação segura.

Grampo de chumbar para fachada ventilada em pedra natural

Fixações mecânicas pontuais: são métodos de fixação que envolvem o uso de elementos físicos, como parafusos, buchas metálicas ou garras, para prender a pedra à estrutura de suporte.

Patilha Mecânica para fachadas ventiladas em pedra natural

Estrutura em perfil intermédio para fachada ventilada: o perfil é uma peça componente da estrutura vertical da fachada ventilada. Fixa-se na estrutura de suporte e serve como elemento de fixação para os elementos de revestimento. Assim os perfis podem ser parte de um sistema de suporte regulável, permitindo ajustes precisos para garantir um alinhamento adequado dos elementos de revestimento. Utilizam-se ainda quando a estrutura intermédia de suporte não dá garantias de resistência estrutural suficiente.

Perfil de fixação para fachada ventilada em Pedra natural

2. Grampos de retenção

Estas fixações apenas suportam a carga do vento (tração/compressão). Portanto, são fixações que, como o próprio nome indica, têm o objetivo de retenção do material de revestimento, ou seja, evitam a sua rotação e consecutiva queda.

Dessa forma, é importante seguir as especificações do fabricante do sistema de fachada ventilada e as normas locais de construção para garantir uma instalação segura e eficaz. Além disso, consulte um profissional qualificado para avaliar as necessidades específicas do seu projeto.

Vantagens das fixações de pedra natural para fachada ventilada:

Em síntese, as fixações de pedra natural possuem características que, combinadas, permitem principalmente:

  • Fixar a pedra de forma invisível
  • Garantir a boa continuidade do isolamento do edifício
  • Reduzir o impacto no desempenho energético da construção
  • Contribuir para a proteção do edifício contra danos ao longo do tempo
  • Garantir a qualidade duradoura através do uso de aço inoxidável
  • Adaptar-se à estrutura do edifício através de peças padronizadas ou sob desenho

As fixações prendem-se mecânica ou quimicamente à estrutura de suporte. Existe a possibilidade de serem ajustáveis em 3 direções (verticalmente, horizontalmente ou em profundidade).

Fachada ventilada permite uma maior flexibilidade de trabalho

Portanto, esta flexibilidade facilita o trabalho das equipas de montagem de pedra.

A depender principalmente da configuração da fachada, as fixações colocam-se nas juntas verticais ou horizontais. Esta diferença é inegavelmente importante em termos de cálculo de carga.

Em suma, tendo em conta que as fixações não ficam acessíveis após a sua instalação, o material de fabrico das fixações é muito importante. Por isso, a escolha recai naturalmente sobre o aço inoxidável A2 (304L) ou A4 (316L) porque não requer inspeção ou manutenção.