Fachadas ventiladas: Inovação e design na construção
O design e a inovação estão cada vez mais presentes na construção, nomeadamente nas fachadas ventiladas. As fachadas ventiladas, como elemento da construção, não fogem a essa tendência. São, aliás, um grande parceiro na implementação destas duas características na construção.
Atualmente, conseguimos ver fachadas ventiladas em todos os tipos de edifícios. Os edifícios podem ser, desde particulares como de serviço público, alojamento turístico e até em equipamentos urbanos. Quem se questiona se pode optar por uma fachada ventilada e mesmo assim conseguir um design moderno, com inovação ao nível dos revestimentos, ajudamos na resposta.
Elementos da presença de inovação e design nas fachadas ventiladas
Inovação nas fachadas ventiladas
- Aplicação de materiais inovadores, como cerâmica, metal, fibras de carbono, compósitos, pedra sintetizada, pedra acrílica, betão leve e outros tipos de aglomerado.
- A utilização de sistemas mais eficientes, em edifícios, (edifícios com necessidades quase nulas de energia), como painéis solares embutidos nas fachadas ventiladas, sistemas de ventilação mais eficientes e até sistemas que refletem o calor. Estes são assim alguns exemplos da utilização da energia renovável que se alia às fachadas ventiladas.
Design nas fachadas ventiladas
- Atingir o conforto térmico é uma das principais exigências de uma fachada ventilada. É importante por isso reduzir a utilização de sistemas de aquecimento e refrigeração. Através da utilização de um design inteligente, com uso de estratégias de sombreamento e ventilação natural maximizada, aliados à orientação solar mais adequada, podemos atingir, naturalmente, o equilíbrio perfeito entre as fachadas ventiladas e um design apelativo.
- Procuramos cada vez mais criar uma fachada diferenciada e personalizada. Não nos podemos esquecer no entanto das necessidades funcionais de cada edifício. O design das fachadas ventiladas pode incluir materiais diferenciadores. Aqui inclui-se também cores, texturas e formas que refletem a personalidade do seu proprietário e ambiente.
- Como em tudo nos dias de hoje, o ambiente e a sua sustentabilidade é uma preocupação sempre presente. Nas fachadas ventiladas, a sustentabilidade do ambiente pode ser assegurada através de um design com a utilização de materiais 100% recicláveis. Inclui-se materiais de baixo impacto ambiental, ou até com a criação de elementos verdes nas fachadas.
- A criação de um design arrojado ou até mais criativo de um edifício, não deve deixar de refletir as preocupações com as alterações climáticas. Este design deve assim adaptar-se ao edifício. Deve garantir e até melhorar o desempenho do edifício, com investimento de materiais resistentes a elementos do clima mais extremos.
A utilização da pedra como um material inovador nas fachadas ventiladas
A pedra é um material geralmente associado a um estilo mais rústico. Porém, surge agora nas fachadas, de forma reinterpretada, dando às fachadas um estilo mais moderno.
Em formas mais ligeiras, de espessura fina e elegante, as pedras são utilizadas principalmente em fachadas ventiladas como um material de destaque dos restantes elementos da fachada.
É, portanto, possível conferir um aspeto moderno através de um material natural, com uma resistência muito acima dos revestimentos mais tradicionais. Alia-se o aspecto natural à modernidade, aproveitando todas as vantagens que uma fachada ventilada oferece.
As pedras naturais são assim excelentes opões quando se pretende criar um ambiente com personalidade e diferenciador.
Não basta, no entanto, escolher qualquer tipo de pedra. É necessário escolher um tipo de pedra adequado para fachadas exteriores. Garantir que a sua aplicação não influencia de forma negativa o desempenho da estrutura do edifício. Aproveita-se, aliás, os benefícios energéticos que obtemos de uma fachada ventilada.
Portanto, se deseja incorporar pedra natural na fachada do seu edifício, em construção nova ou renovação, contate-nos. Estamos disponíveis para o auxiliar desde o início ao fim do projeto.