Fachada de um edifício

Pedra natural, os benefícios da sua utilização no seu edifício

Vamos olhar de forma atenta para a Pedra natural e os seus benefícios da sua utilização no seu edifício. A pedra natural tem uma enorme utilização em aplicações de revestimento de paredes e fachadas exteriores. Ademais, a extração de pedra tem uma longa história em Portugal, sendo que a sua exploração remonta já ao período romano.

Além disso, fazia parte da construção de importantes monumentos, para embelezar os edifícios. Com importantes zonas geológicas identificadas, Portugal dispõe de uma grande variedade de tipos de pedra.

Portanto, facilmente se consegue associar o uso da pedra natural a benefícios que podemos trazer para a construção de edifícios novos e para a reconstrução de outros.

Benefícios do uso da pedra natural no revestimento do seu edifício:

Fachada de um edifício em pedra
Multiusos de Lamego

1. Resistência

Diferente de outros tipos de revestimento, as pedras naturais apresentam alta resistência mecânica comparativamente a outros materiais. A resistência natural deste tipo de revestimento, é incorporada nos edifícios, portanto como elementos estruturais trabalhando à compressão.

2. Durabilidade

Com alguns minutos de pesquisa, certamente se percebe uma série de construções históricas -intactas há séculos- que usam a pedra natural como revestimento. Com as intempéries e o passar do tempo, a pedra natural tende a preservar as características naturais.

3. Variedade de opções

Em Portugal, encontramos encontrar basalto, calcário, mármore, granito, xisto e ainda variações destes, o que resulta facilmente em centenas de alternativas de diferentes estéticas.

4. Manutenção

Os tratamentos de manutenção resumem-se essencialmente à limpeza da sujidade, devida a contaminações atmosféricas. Assim, de fácil resolução, a manutenção é muito reduzida e de baixo custo.

5. Melhoramento acústico e térmico dos edifícios

A pedra da fachada contribui para o isolamento térmico e acústico de um edifício, através das suas propriedades naturais, espessura, bem como permite a utilização de um isolamento térmico no seu tardoz, sobretudo aquando da utilização em fachada ventilada.

6. Embelezamento dos edifícios

A utilização de pedra natural em fachadas de edifícios promove uma estética diferenciada, quer seja num estilo mais tradicional ou industrial.

Escada construída em pedra granito
Fachada do Pavilhão Multiusos de Lamego

Como selecionar a melhor pedra natural para o seu projeto?

A seleção de determinado tipo de pedra para a fachada deve considerar diversos fatores:

  • Função da pedra na sua utilização final (pedras muito frágeis são desaconselhadas em locais sujeitos facilmente a choques),
  • Localização geográfica do imóvel do qual a pedra vai fazer parte (clima dominante, temperatura, pluviosidade, regime de ventos, regimes de gelo e degelo, existência ou proximidade de elementos poluidores),
  • As características físicas da pedra (pedras muito porosas são desaconselhadas em regiões húmidas ou em regiões em que facilmente se acumulem lixos e poeiras). É um dos fatores mais importantes.

Requisitos da pedra natural para a fachada de um edifício

  • Resistência mecânica adequada – a pedra deve provir das melhores bancadas da pedreira e Resistência à Ação dos agentes atmosféricos – sem sofrer alterações significativas sob exposição ao tempo; as pedras geladiças não devem ser utilizadas na construção;
  • Trabalhabilidade compatível com as técnicas de laboração
  • Porosidade não exagerada, mas suficiente de modo que possibilite uma boa aderência às argamassas de assentamento

Portanto, a pedra natural terá inegavelmente um valor estético. Permite uma série de aplicações de função estrutural e igualmente de função ornamental.

Pedra natural em Fachada Ventilada: benefícios para o seu edifício

A utilização da pedra natural em fachada ventilada é inegavelmente uma das aplicações que traz mais benefício ao seu edifício.

Para além do efeito estético, podendo usar uma diversidade de tipologias, tons e texturas, é possível também adaptar as suas proporções conforme o seu projeto.

A fachada ventilada caracteriza-se pela utilização de um revestimento adicional ao edifício, criando através de um revestimento e de uma fixação própria, uma chaminé/caixa de ar que permite uma ventilação natural e contínua da parede do edifício e, portanto, será assim uma das melhores formas de evitar futuras condensações.

Além disso, um sistema de fachada ventilada realizado com pedra natural mistura um excelente efeito estético e de funcionalidade, com um excelente conforto económico devido à reduzida manutenção e com um acabamento naturalmente resistente a intempéries. É, por isso, um acabamento de excelência.

Portanto, apresentando uma espessura de poucos milímetros, a pedra natural pode ser fixa ao paramento das fachadas através de grampos de fixação pontual, patilhas reguláveis e perfilaria, mediante a parede de suporte do seu edifício e assim obter o acabamento estético desejado.

Usufruindo de todas as vantagens térmicas, acústicas, de sustentabilidade e de manutenção, a pedra natural em fachada ventilada é ainda inegavelmente uma excelente opção em situações de restauro.

Se procura uma solução para a sua fachada de pedra natural, não hesite em contactar e ajudaremos da forma mais rápida e eficiente possível.