fachada ventilada em pedra natural

Estrutura de uma fachada ventilada em pedra natural

Estrutura de uma fachada ventilada: define-se pelos seguintes elementos: parede de suporte, com revestimento térmico protegido contra a penetração de humidade e danos e revestimento de acabamento. Neste sentido, a estrutura de uma fachada ventilada e em pedra natural adquire uma enorme importância quando escolhemos o tipo de acabamento do nosso projeto.

Sendo assim, esta envolvente será construída para resistir aos elementos físicos, químicos e mecânicos, idealmente durante toda a vida útil do edifício, não deixando portanto de cumprir os requisitos estéticos propostos.

Portanto, a fachada ventilada em pedra natural é um acabamento que cumpre perfeitamente e facilmente todos estes requisitos.

Estrutura de uma fachada ventilada em pedra natural

parede de betão com patilha mecânica
Estrutura de parede em fachada ventilada

1. Estrutura portante

Betão, alvenaria ou metal são os principais constituintes de estrutura de suporte.

2. Isolamento térmico

A fixação do isolamento térmico deve ser executada de forma apropriada sobre as paredes de suporte. O isolamento pode assim assumir diversas espessuras, mediante as exigências térmicas necessárias.

3. Ventilação posterior

Deverá considerar-se uma caixa de ar mínima de 2cm entre o isolamento e a pedra natural. Desta forma formar-se-á uma ventilação natural do revestimento.

4. Revestimento em pedra natural

Uma grande diversidade de pedras naturais está disponível para a utilização em fachada ventilada. Não podendo, no entanto, ser todas consideradas. O tipo de pedras é avaliado mediante as suas características. A lei portuguesa tem um conjunto de normas que devem ser cumpridas relativamente a este assunto. Após ultrapassada esta questão, em quase todos os casos, a escolha da pedra baseia-se em considerações estéticas. O fornecedor de pedra natural deve fornecer os dados técnicos da pedra.

Dada a importância deste tipo de sistema, importa recorrer a empresas especializadas que possuam conhecimentos fundamentais, bem como planear com antecedência todos os elementos que constituem este sistema. A pedra e o sistema de ancoragem são os elementos mais importantes na estrutura da fachada ventilada em pedra.

Elementos a verificar numa fachada ventilada de pedra natural

Revestimento da fachada– a espessura mínima das pedras está condicionada pela sua resistência à rutura. A espessura mínima aconselhada para pedra em fachada ventilada é de 30mm, para pedra dura. Para pedras macias, a espessura aconselhada é de 40mm.

Juntas- as juntas absorvem a dilatação térmica. Razão pela qual não se deve fazer a sua colmatação por argamassa rígida. Portanto, devem ficar livres para o movimento natural das pedras. A espessura mínima da junta aconselhada é de 5mm, contudo a diferença entre a espessura da fixação e a espessura da junta deverá ser de cerca 2mm.

Fixação- estas fixações servem como ponto de ligação entre as pedras naturais e a parede de suporte. Assim, cada pedra é fixa por quatro pontos. A fixação é dimensionada tendo em conta a parede de suporte, a dimensão do revestimento e isolamento, bem com a localização e características particulares do edifício. Deverão principalmente absorver as cargas verticais e as forças de pressão e sucção do vento. Mediante o planeamento anteriormente definido, as fixações colocam-se quer na junta vertical ou horizontal.

Tipos de fixação mais usuais em fachada ventilada de pedra natural

parede de betão com patilha mecânica
Material de fixação para fachada ventilada

Grampos por selagem– adequado para utilizar em todos os tipos de paredes, sendo por isso o mais versátil, mas também o mais económico. De diferentes diâmetros, comprimentos e secções, que serão dimensionados mediante os esforços a que será submetido.

Grampos por fixação mecânica– adequado para paredes de suporte de betão. Permite uma maior facilidade de instalação porque podem ser ajustáveis tridimensionalmente. A capacidade de carga é também superior aos anteriores.

Perfilaria– principalmente considerada quando o afastamento é superior (a partir de sensivelmente 25cm) ou na ausência de uma estrutura de suporte sólida. Este sistema é, no entanto, um sistema bastante caro. Porém, permite reduzir o número de pontos de ligação ao isolamento térmico.

Se procura uma solução de estrutura de uma fachada ventilada em pedra natural, não hesite em falar connosco na página de contactos.