Sistema de fixação pontual para fachadas ventiladas
Hoje vamos olhar para o sistema de fixação pontual para fachadas ventiladas. Estas fixações dependem de diversos fatores. Entre eles, está a natureza da parede de suporte, as características do revestimento a suportar, nomeadamente o peso próprio, assim como as suas características geométricas, entre outros.
Este método de fixação consiste na fixação do revestimento através de grampos que podem ter diversas formas. Usualmente fabricados em aço inox, 304 ou 316, estes grampos colocam-se através de fixação mecânica, como buchas, ou por chumbagem aos elementos de suporte. Habitualmente, estas fixações têm pinos, elementos que se introduzem nos furos realizados nos topos das pedras para ligação.
Métodos de fixação pontual para fachada ventilada
Existem dois tipos de fixação deste tipo de grampo ao suporte:
- Por chumbagem ao suporte (com argamassa ou bucha química)
- Por fixação mecânica
Fixação por chumbagem
Neste tipo de fixação pontual para fachadas ventiladas é necessário efetuar um furo na parede de suporte, que depois se preenche com argamassa ou outro ligante, como bucha química.
Fixação mecânica
Em segundo lugar, na fixação mecânica, a ligação do elemento de fixação à parede de suporte faz-se através de uma bucha de expansão metálica.
Afinação da fixação
Alguns sistemas de fixação pontual possuem características que permitem facilitar a execução da fachada, como, por exemplo, elementos que permitem regular a distância da pedra ao suporte, em mais que uma direção. Facilitará principalmente, a colocação deste tipo de sistema.
Fixações e tipos de suporte
A incompatibilidade existente entre as fixações e as paredes de suporte é, assim, uma das principais restrições que influenciam na tomada de decisão de qual fixação escolher. Os tipos de parede de suporte mais comuns são o betão, a alvenaria, blocas de betão leve ou agregados, pedra natural.
Campo de aplicação do sistema de fixação pontual para fachada ventilada.
Os sistemas de fixação por selagem através de argamassa ou bucha química são fixos às fachadas sempre que exista uma parede de suporte resistente e estável. Naturalmente, neste campo encontram-se as paredes de betão.
É, no entanto, também possível fixar este tipo de fixação em paredes de alvenaria de tijolo ou blocos de betão. Desde que avaliadas as funções da parede, estruturais ou não, mantendo mínimos exigíveis. Portanto, é necessário prever o travamento de todos os elementos estruturais. Os sistemas de fixação fixos por buchas metálicas utilizam-se naturalmente em paredes de suporte de betão.
Procedimento geral para colocação de grampos de fixação pontual para fachada ventilada
- Definir o nível e o prumo nos quais se coloca a primeira fiada de pedra
- A pedra deverá ser furada na zona de colocação dos pinos, com cerca de 35mm de profundidade. No entanto, de referir que o furo na pedra deverá ser centrado para evitar a rotura nessa zona;
- O diâmetro do grampo varia mediante as dimensões da pedra a colocar, assim como da estrutura de suporte e estereotomia.
- O comprimento de ancoragem deve ser definido mediante a caixa de ar e isolamento, sendo que a profundidade de ancoragem deve ser no mínimo
de 50% do comprimento do grampo, estabelecendo assim um mínimo de 100mm de amarração. - Deve prever-se, portanto, o humedecimento do furo e limpeza de poeiras, que recebe o material de selagem.
- O material de fixação deverá ter uma ligeira inclinação no sentido descendente de dentro para fora, de forma a facilitar o escoamento de qualquer condensação.
Ainda com dúvidas na escolha do seu sistema de fixação pontual para fachada ventilada? Consulte-nos.