Fachada ventilada: quais os custos associados?
Quais os principais custos associados a uma fachada ventilada? Uma das principais preocupações dos projetos de construção, é o controlo dos custos. Seja em construção nova ou reabilitação. Hoje vamos dedicar a nossa atenção a este tipo de sistema de revestimento, percebendo quais os custos associados.
Assim quanto custa uma fachada ventilada é a principal questão. Os custos podem variar dependendo de vários fatores.
Aspectos a ter em conta: tipo de material escolhido, a complexidade do design, a mão de obra, a localização geográfica bem como outros elementos específicos do projeto afetam diretamente os custos do sistema.
Principais custos associados a uma fachada ventilada
Elaboramos uma lista com alguns dos principais custos associados a uma fachada ventilada:
1. Material da Fachada, o maior custo associado a uma fachada ventilada
O tipo de material escolhido para a fachada ventilada terá naturalmente um impacto significativo nos custos. Os materiais mais comuns incluem cerâmica, porcelanato, pedra natural, metal, vidro, entre outros. Cada material tem seu próprio preço por metro quadrado ou metro linear.
Certamente nem todos os materiais se adaptam ao seu projeto. Outra questão é a disponibilidade do mercado. Assim estude cada solução antes de decidir.
2. Estrutura de Suporte
A estrutura que suporta a fachada também contribui para os custos. Portanto, o tipo de sistema de suporte, como fixações mecânicas ou perfilarias, pode influenciar o custo total. É, por isso, sempre necessário fazer uma avaliação da parede de suporte que teremos aquando da execução do sistema de fachada ventilada.
3. Isolamento Térmico e Acústico
Uma das principais vantagens do sistema de fachada ventilada, é a utilização de sistemas de isolamento térmico e acústico. Assim, torna-se imprescindível a contabilização do custo desses materiais para garantir o cumprimento das metas orçamentais e energéticas.
4. Instalação e Mão de Obra
Os custos associados à instalação da fachada ventilada incluem a mão de obra para instalar a estrutura, fixar os materiais e garantir a segurança e a funcionalidade do sistema. Semelhantemente, a complexidade do projeto bem como a área a executar afetará diretamente esses custos.
5. Manutenção
A fachada ventilada é, indiscutivelmente, associada a um sistema de revestimento conhecido pela sua reduzida manutenção. Certamente que tudo depende do tipo de revestimento. No entanto, é certo dizer que as fachadas ventiladas geralmente exijam menos manutenção do que algumas outras opções.
É necessário contabilizar os custos associados a limpeza e reparações periódicas para garantir a integridade do sistema.
6. Engenharia e Projeto
A fachada ventilada é um sistema utilizado com cada vez mais frequência nos projetos de habitação. Torna-se por isso necessário garantir que a fachada ventilada é projetada e instalada corretamente. Ademais, a consulta de engenheiros e arquitetos pode orientar a sua escolha e garantir a escolha do melhor revestimento e instalação para o seu projeto. Assim, fatores como a dimensão do revestimento e o peso sobre a estrutura do edifício são fundamentais para garantir a correta utilização do sistema.
7. Custos Adicionais associados a uma fachada ventilada
Afinal quase em todos os projetos surgem situações inesperadas, o que levam a custos adicionais. Portanto, condições específicas do local, como preparação do terreno, necessidades de logística, regulamentações locais e outros fatores, são algumas das situações que podem originar custos adicionais.
Assim, facilmente percebemos que é importante consultar profissionais da área. Pessoal especializado como arquitetos, engenheiros e empreiteiros, ajudam a obter estimativas mais precisas e personalizadas com base no projeto específico em questão.