Fachada de pedra colada
A fachada de pedra colada é um estilo de revestimento muito procurado. Para além de agregar durabilidade e um estilo diferente, confere, ainda assim, ao edifício uma beleza natural.
Define-se fachada de pedra colada o revestimento exterior ou interior de um edifício, em que as pedras são coladas diretamente sobre uma parede de suporte.
Os tipos de pedra mais utilizados são o granito, o mármore, a ardósia e o quartzito. Todas estas pedras naturais têm uma resistência elevada. Algumas estão disponíveis em várias cores e todas elas poderão ter diversos formatos.
Vantagens da fachada de pedra colada
- Aspeto estético definido, com sofisticação, havendo assim lugar a destaque de paredes no edifício.
- Resistência e durabilidade dos materiais confere proteção ao edifício.
- Melhoria do isolamento térmico e acústico.
- Pouca manutenção comparativamente a outro tipo de revestimento.
Segurança da fachada de pedra colada
A escolha de estilos arquitetónicos diferenciadores pode levar a escolha de pedras de grande formato. Portanto, é uma preocupação essencial garantir a segurança da pedra colada nas fachadas. Principalmente, deve assim ser garantida a estabilidade e durabilidade da solução, de forma a prevenir acidentes.
Fatores a considerar
- Pedra com resistência natural, com qualidade e durabilidade adequada ao ambiente.
- A espessura e o tamanho da pedra deve ter em conta a capacidade de suporte da argamassa.
- Argamassa adesiva especifica para o tipo e formato de pedra.
- Preparação da superfície de colagem, com garantia de que a parede deve estar limpa e seca, nivelada e sem poeiras.
- A distribuição da argamassa deve ser uniforme, na quantidade adequada sem comprometer a estabilidade. É portanto primordial respeitar o tempo de cura antes de submeter a parede a cargas.
- Considere a utilização de grampos de retenção para evitar deslizamentos e rotação do material.
Procedimento de instalação
- Planear a fachada, determinando portanto o tipo de pedra, dimensões e capacidade de suporte da parede.
- Garantir a limpeza da parede e da pedra.
- Aplicar a argamassa na parede e na pedra.
- Colocar a pedra no local definido e ajustar.
- Inserir os grampos de retenção ou suporte de acordo com o caso.
- Verificar alinhamentos e executar os ajustes no alinhamento e fixação.
- Preencher as juntas com material adequado.
- Limpar excessos de argamassa e aplicar um impermeabilizante.
Periodicamente devem realizar-se inspeções para identificar o surgimento de problemas como fissuras ou descolamentos. Limpe a fachada regularmente para evitar acumular sujidade. Ainda assim, logo que verifique algum dano ou descolamentos, a reparação deve ser imediata.
Não facilite na segurança. Em outras palavras, a instalação de pedra colada deve ser trabalho de profissionais. Portanto, garanta a instalação através de materiais de qualidade, pessoal especializado e manutenção adequada.
Tipos de grampos para fachadas de pedra colada
O método de utilização de grampos em pedra colada é utilizado essencialmente para garantir a estabilidade da pedra. Ademais, usa-se especialmente em formatos de grande dimensão e espessura reduzida, em que o seu peso e até as condições climatéricas podem condicionar a adesão da argamassa.
Assim, apresentamos algumas soluções:
Grampo de retenção L– de aço inoxidável, é inserido na parte lateral ou posterior da pedra, e por isso não fica visível. É assim uma boa solução para manter a fachada livre de elementos não naturais.
Grampo ou patilha de retenção tipo garra– de aço inoxidável, envolve a espessura da pedra e oferece por isso uma segurança adicional. Contudo, não interfere com a estrutura da pedra, e por isso, não se corre o risco de danos. Do mesmo modo, pode também ser colocado na espessura da pedra, permitindo assim que este fique invisível. Para isso deve garantir-se espessura suficiente de material para efetuar o rasgo.
Patilha de retenção tipo garra– de aço inoxidável, envolve a espessura da pedra e oferece por isso uma segurança adicional. Do mesmo modo, pode também ser colocado na espessura da pedra, através de um rasgo, e assim permitir que este fique invisível. Maior facilidade de aplicação através de utilização de um parafuso.
Grampo de retenção T– de aço inoxidável, é fixo diretamente na pedra e na estrutura de suporte. Permite a ligação entre duas pedras e assim diminuir o número de grampos. Utiliza-se normalmente em pedras de grandes dimensões, quando o principal propósito é evitar o descolamento da fachada e garantir o movimento de rotação da pedra.
Avaliação da técnica
Todos estes grampos estão disponíveis em diversos diâmetros e comprimentos. Contudo, utilizam-se mediante a avaliação da parede de suporte e material a colar. Podemos ajudar nessa avaliação.
A utilização de grampos em fachadas de pedra colada, é uma técnica, que quando aplicada corretamente, aumenta significativamente a segurança das fachadas.
Durabilidade, robustez e segurança numa solução natural. Elegância e resistência para o seu edifício.