A cerâmica é uma boa opção para paredes exteriores?
A cerâmica é uma boa opção para paredes exteriores? Já mostramos nos artigos anteriores que existem diversas opções de revestimento para paredes exteriores.
Contudo, é necessário avaliar as características de cada um e verificar qual a melhor opção para o efeito pretendido. Das opções disponíveis destacamos algumas como a pedra, o betão, o vidro, a madeira e também a cerâmica, entre outras. Atualmente, uma das alternativas mais escolhidas é a cerâmica. Procuramos assim, reunir as informações que nos permitem escolher a cerâmica como material de revestimento para paredes exteriores.
Principais aspetos a considerar da cerâmica em paredes exteriores

Durabilidade e resistência
Estes aspectos são dos principais a ter em conta. Portanto, como escolher um revestimento para nos proteger se não for resistente?
Com a conjugação de uma boa aplicação e manutenção adequada, a cerâmica dura algumas dezenas de anos. O custo de manutenção é, assim, muito reduzido.
A cerâmica oferece um grau elevado de resistência devido ao seu método de fabricação. Em todo o caso, características como resistência ao gelo, resistência a riscos, absorção quase nula da água e dureza são as principais razões para a escolha da cerâmica.
Impermeabilização e facilidade de limpeza
O grau de impermeabilização que uma fachada de cerâmica confere ao edifício é também uma mais valia. É um revestimento de limpeza fácil e portanto, de reduzida manutenção. Além de resistir à luz solar, também lida muito bem com a humidade. A reduzida porosidade, permite baixa absorção da água pela superfície. Portanto, uma maior dificuldade no surgimento de manchas ou bolores.
Dimensão, formato e variedade
Uma das vantagens deste material é também que existem em grande variedade de cores, espessuras e texturas, permitindo criar vários estilos, desde os mais minimalistas aos mais contemporâneos.
Em tempos, a cerâmica era limitada a escassas opções de design e poucos padrões. Atualmente, não temos mais esse problema.
Existe no mercado estilos próprios e coloridos, com vários padrões diferentes. São possíveis vários efeitos diferentes, tais como padrões que reproduzem o aspecto da madeira e pedra por exemplo.
Em cerâmica de grande formato é aconselhável reforço de malha de fibra de vidro coberto com resinas epóxi. Desta forma, se receber um impacto, a cerâmica não se desprenderá na sua totalidade, quebrará, mas permanecerá ancorada à fachada. Desta forma, cumpre também em segurança.
Relativamente à execução, continua a cerâmica a ser uma boa opção para paredes exteriores?
É possível considerar a colocação de cerâmica através de duas opções: cerâmica colada e cerâmica em fachada ventilada.
Fachada de cerâmica colada em paredes exteriores
Neste tipo de fachada, é importante assegurar a utilização de uma argamassa flexível, capaz de assegurar as deformações mecânicas e as dilatações térmicas do material. Ademais, os formatos de grande dimensão, carecem de um sistema de retenção, que permite a retenção do material no caso de despendimento. Este sistema permite fixação através de dois métodos, visível ou oculto. A Dspfix dispõe de sistemas capazes de se adaptar a diversas espessuras e paredes de suporte, garantindo sempre a estabilidade do sistema. Com configurações que se ajustam ao pretendido, ademais quer ao nível de secção como fixação.
Fachada ventilada de cerâmica em paredes exteriores
A câmara de ar que cria a a fachada ventilada confere uma série de vantagens ao sistema: térmicas, acústicas, estéticas e funcionais.
O sistema de fixação, composto por elementos resistentes, transmite ao suporte os esforços que recebe do revestimento.
Sendo um material exposto ao clima exterior, importa, por isso, que se constitua por material resistente como aço inoxidável.
Neste campo, a DSPFIX dispõe de uma elevada gama de produtos, que se pode adaptar ao seu projeto. Peças produzidas em aço inoxidável, sem qualquer tipo de soldadura e com elevada resistência. Permitem, por isso, adaptar-se a diferentes espessuras e caixas de ar. Podem ainda ser acoplados a diferentes estruturas e sistemas conjunto como perfilaria.