Revestimento de espessura reduzida em fachada ventilada
O revestimento de espessura reduzida em fachada ventilada é um dos tipos de revestimentos mais populares nos dias de hoje. Com todo o tipo de acabamento, textura e cor, é possível encontrar diversos materiais que correspondem às preferências dos proprietários dos imóveis.
Todos os dias surgem no mercado tipos de cerâmica mais versáteis, em que as superfícies mantêm as suas características mesmo quando estão expostas ao calor, humidade, raios UV, entre outros e com uma absorção de água muito reduzida. A ciência aposta neste tipo de material, surgindo novas características promissoras.
Devido ao método de fabrico por extrusão, uma multiplicidade de peças cerâmicas volumétricas para fachadas ventiladas continua a crescer dia após dia. Portanto, são assim oferecidas infinitas possibilidades estéticas no mundo da arquitetura. A possibilidade de extrudir as suas próprias ideias é também um valor acrescentado, aquando da projeção pelo arquiteto.
Tipos de revestimentos de espessura reduzida em fachada ventilada
- cerâmico
- vidro
- madeira
- porcelanato
- alumínio
- aglomerado de cortiça
- pedra
- pedra vinílica
- entre outros.
Assim, debruçamo-nos agora sobre um tipo de revestimento de espessura reduzida para fachada ventilada.
Cerâmico- Vantagens e desvantagens do revestimento cerâmico em fachada ventilada
Durabilidade: conhecidos por uma vida útil longa. São resistentes às intempéries, raios UV e desbotamento ao longo do tempo. Portanto, pode resultar em menor necessidade de manutenção e reparação.
Resistência: material resistente a arranhões, manchas e impactos.
Custo: o revestimento cerâmico é, naturalmente, mais caro que uma pintura , o que pode assim tornar o custo inicial mais alto. A necessidade de adaptar o cerâmico ao seu projeto pode não ser fácil. Adaptar o tamanho das peças ao seu projeto pode levar a custos de mão de obra mais elevados, todavia, esteticamente mais apelativo.
Dificuldade de aplicação: A instalação do revestimento cerâmico requer mão de obra especializada, fixação apropriada e equipamentos adequados. A aplicação incorreta pode levar a problemas que irão certamente aumentar o custo de manutenção.
Tempo de instalação: ao contrário da instalação do revestimento cerâmico colado, que pode ser um processo demorado, a instalação da fachada ventilada em cerâmico pode diminuir este tempo, tornando um processo relativamente rápido devido às fixações próprias.
Sobrecarga na estrutura de suporte: sendo um material consideravelmente mais leve que a pedra natural, diminuímos a relevância que o peso do material tem na estrutura. Ou seja, torna este tipo de revestimento, um dos elementos de preferência quando falamos na reabilitação de edifícios.
Fixação para revestimentos de espessura reduzida em fachada ventilada
Embora tenham um aspecto idêntico às fachadas de pedra natural, é necessário ter particular atenção à malha de reforço bem como a ancoragem. Nesse sentido, devem ser calculadas as fixações de acordo com o tipo de carga do material de revestimento.
É uma solução bastante promissora, contudo requer rigor na aplicação.
É assim fundamental um conhecimento sólido dos materiais.
Cada solução requer um tipo de fixação diferente. Fique agora a conhecer as nossas fixações para revestimentos de espessura reduzida em fachada ventilada.
Patilha de cerâmica PC 30/PC100
Com uma versatilidade invejável, a patilha de cerâmica pode ser fixa diretamente ao paramento através de um perno roscado, ou acoplada a um perfil metálico. Esta patilha existe em duas larguras distinta, podendo assim aproveitar da sua configuração na adaptação à estereotomia do projeto.
No caso do perno roscado, este define o afastamento pretendido. A selagem é assim feita através de argamassa ou bucha química.
A patilha é complementada com uma mola, que permite ajustar a espessura da peça. Esta mola permite ainda assim o movimento no caso de oscilações, devido a choque bem como vento.
No caso do perfil, o afastamento define-se através de um elemento de ligação entre a patilha e o perfil, podendo atingir afastamentos superiores ao da anterior opção. Além disso, em situação de afastamento reduzido, permite a fixação direta em estrutura através de parafuso. Permite ainda, a utilização sobre paramentos que não oferecem grande capacidade de suporte, com a possibilidade de fixar diretamente os perfis sobre os elementos estruturais do edifício.
As configurações das peças podem ainda ser adaptadas mediante o projeto, do mesmo modo ao material a fixar e estereotomia, alterando as suas dimensões, distâncias de quinagem, mola de retenção e furos de fixação.
Tudo o que procura para fixação de cerâmica numa peça de configuração simples e de fácil colocação!