O isolamento térmico na fachada ventilada
O isolamento térmico na fachada ventilada é cada vez mais importante. Assume, portanto, cada vez mais uma grande relevância no projeto de um edifício. Quer ao nível da garantia do conforto como da comodidade num edifício é uma mais-valia.
O isolamento térmico usa-se assim amplamente quer na nova construção como na reabilitação de edifícios. Assim sendo, enumeramos os principais papéis do isolamento térmico na fachada ventilada.
Papéis do isolamento térmico na fachada ventilada
1. Eficiência energética:
Importante redução das perdas térmicas e consequente estabilidade térmica.
2. Conforto térmico:
Aumento do conforto térmico e distribuição uniforme da temperatura nos espaços interiores. É assim a maior valia.
3. Proteção da estrutura:
Conduz a uma maior proteção contra condensações. Portanto, aumenta assim a durabilidade da estrutura.
4. Desempenho acústico:
Tem propriedades acústicas. Apesar de ser essencialmente um elemento térmico, ademais ainda assim reduz a transmissão de ruídos.
5. Sustentabilidade e economia:
Reduz a quantidade de energia necessária para aquecimento do edifício, reduzindo, assim, inevitavelmente o consumo de energia, possibilitando retorno sobre o investimento efetuado e valoriza o imóvel.
Quais são os melhores materiais para isolamento térmico na fachada ventilada?
Para avaliar qual o melhor tipo de isolamento térmico ter-se-á em consideração a sua condutividade térmica, a sua resistência térmica, o nível de isolamento acústico, resistência ao fogo e ainda a sua sustentabilidade.
Assim sendo, o melhor isolamento térmico será aquele que tem baixa condutividade térmica (característica do material, não varia consoante a espessura). Deve ter alta resistência térmica (varia consoante a espessura), oferecer algum isolamento acústico (varia com a porosidade) e ter boa resistência ao fogo. Adicionalmente, deve ainda contribuir para uma boa sustentabilidade.
Alguns isolamentos mais frequentemente utilizados na fachada ventilada
1. Lã mineral:
A lã mineral tem excelentes propriedades termoacústicas. É de fácil aplicação, imputrescível e ainda inodora. Apresenta ainda um bom comportamento ao fogo. Mediante o seu tratamento final, pode ainda assim apresentar-se como flexível ou rígida, mediante o seu grau de compactação. Está disponível de variadas formas, tal como mantas ou painéis. O nome advém do facto de ser feita de minerais, areia de sílica ou rochas basálticas.
Portanto, a lã mineral divide-se em dois produtos, lã de rocha ou lã de vidro. Habitualmente, a lã de rocha será a melhor opção quando se necessita de maior densidade, tal como piso e coberturas acessíveis. A lã de vidro, devido à sua flexibilidade, naturalmente, costuma ser melhor opção para paredes verticais, tetos e coberturas inclinadas.
2. Poliuretano termoestável e nunca termoplástico:
O poliuretano termoestável é um material isolante que pode ser aplicado por projeção ou por injeção. Ademais, é um material muito leve. De fácil manuseamento e instalação, tem excelentes propriedades térmicas e acústicas e pode ainda ser aplicado em áreas cuja geometria é mais complexa. Por outro lado, o poliuretano termoplástico, utilizado como material em inúmeros produtos de uso diário, como solas de sapatos, peças de automóveis ou preservativos sem látex, nunca deve ser utilizado em fachadas.
3. Poliestireno expandido (EPS) para isolamento nas fachadas ventiladas
O EPS (poliestireno expandido) é um plástico celular e rígido. Apresenta-se numa multitude de formas e aplicações. É uma espuma de poliestireno moldada, constituída por um aglomerado de grânulos. Destaca-se principalmente pela sua capacidade de impermeabilização.
4. Poliestireno Extrudido (XPS)
É muito semelhante ao poliestireno expandido, mas com maior resistência à humidade, peso e deformação. O poliestireno extrudido é assim adequado para fachadas e telhados.
Isolamento térmico na fachada ventilada
Na fachada ventilada, o isolamento térmico adquire uma importância muito grande, uma vez que faz parte de um sistema que se quer eficaz contra pontes térmicas. Este elimina condensações e problemas de humidade. Na fachada ventilada, fixa-se uma camada de isolamento à parede exterior. Posteriormente é colocado o revestimento protetor, separado por uma estrutura pontual ou continua, que forma uma câmara de ar, fazendo o ar circular por convecção. É fixo de forma adesiva ou mecânica, com diferentes espessuras, dependendo das necessidades de isolamento.
Fachada ventilada, isolamento exterior e fixações
Assim sendo, quando se define a execução de uma fachada ventilada, o papel do isolamento térmico na fachada ventilada é muito importante. O dimensionamento das fixações que fazem o suporte e a ligação do revestimento exterior à parede exterior é o procedimento mais importante na execução do projeto das fachadas ventiladas.
Este dimensionamento considera assim o tipo de revestimento, o tipo de isolamento exterior, a parede de suporte, a localização da obra. É de considerar as dimensões de todos os elementos da fachada bem como a sua estereotomia.
Em suma, contacte profissionais que o ajudem a definir todos estes aspetos. Contacte-nos! Teremos ao seu dispor meios técnicos especializados para o ajudar em qualquer esclarecimento.