Como identificar patologias em fachadas ventiladas?
Como identificar patologias em fachadas ventiladas?
É fundamental adotar uma abordagem técnica que se baseie numa inspeção visual detalhada e, quando necessário, usar técnicas complementares.
Principais patologias em fachadas ventiladas:
-
Fissuração e trincas: O surgimento de fissuras pode estar associado a choques, fixações inadequadas, movimentos estruturais ou variações térmicas. Essas fissuras podem ser observadas superficialmente a olho nú ou na interface dos revestimentos.
-
Desprendimento de placas: este é um dos problemas mais críticos, pois apresenta risco à integridade das pessoas. Assim, isto ocorre devido a falhas no sistema de fixação, aplicação deficiente ou degradação dos produtos por negligência da escolha dos materiais de fixação.
-
Infiltrações e humidade: Podem resultar de falhas de impermeabilização, juntas mal seladas ou fissuras não tratadas. Manifestam-se, portanto, como manchas, mofo ou eflorescências. Verificam-se tanto na superfície interna quanto externa do sistema.
-
Variação de cor e manchas: Decorrentes de poluição, humidade persistente ou uso de materiais inadequados nas placas de revestimento.
-
Problemas de fixação: Incluem aparafusamento ou selagem incorretos, ausência de travamento em placas de canto e má execução das juntas, bem como restrição de movimentos das placas de revestimento.
-
Degradação por agentes ambientais: Exposição à radiação solar, amplitude térmica, vento e poluentes aceleram o envelhecimento do sistema e portanto, favorecem as patologias nas fachadas.

Como proceder à identificação das patologias: método
-
Inspeção visual in loco: Procure fissuras, placas soltas, manchas de humidade e eventuais deslocamentos nos alinhamentos das placas. (verificar junta entre materiais). Ademais, verifique atentamente as áreas de encontros de placas, cantos, arestas, e regiões próximas a aberturas (janelas, portas) onde falhas são mais comuns.
-
Levantamento fotográfico: Registe todas as manifestações patológicas identificadas. Marque e documente graficamente (em plantas ou elevações) os pontos inspecionados e os locais identificados com problemas. Ainda mais, classifique o grau de cada patologia.
-
Verificação das fixações e juntas: Inspecione se as placas estão devidamente fixadas e de igual modo se as juntas estão livres. Ouça o som quando testa manualmente a placa, de forma a verificar se a placa está sobre pressão ou com movimento livre.
-
Análise de infiltrações: Identifique pontos de entrada de água, como falhas em selantes ou juntas, além de verificar sinais internos de humidade no edifício.
-
Acompanhamento por empresa especializada: contudo, em casos de dúvidas ou riscos elevados, recomenda-se contratar uma consultoria técnica para realizar o diagnóstico preciso e indicar as soluções corretivas

Diagnóstico Técnico- como identificar patologias em fachadas ventiladas?
O diagnóstico abrange inspeção visual, registo fotográfico, avaliação dos materiais e procedimentos construtivos. Quando, mesmo assim, não se obtém uma conclusão, complementa-se por ensaios. Ainda assim, é imprescindível a condução do processo por profissionais especializados. Desta forma, estes terão em conta os materiais utilizados e as suas características funcionais, as condições de instalação e os trabalhos de manutenção preventivos. Ademais, outra informação a ter em conta é se o trabalho foi executado mediante os pressupostos, indicações e recomendações dos fabricantes.
A identificação correta das patologias é essencial para:
- segurança
- condições térmicas e acústicas do edifício, mas também para o rendimento térmico e acústico do edifício
As falhas que ocorrem neste tipo de fachadas podem comprometer significativamente o desempenho do sistema.
Recomendações globais na identificação das patologias nas fachadas ventiladas
-
A inspeção deve ser realizada por profissionais capacitados em patologia das construções, consultores especializados em fachadas ventiladas.
-
Periodicidade adequada das inspeções auxilia na detecção precoce de anomalias, e como resultado, contribui para a durabilidade do sistema e segurança dos usuários.
Dessa forma, a inspeção é mais eficaz. Além disso, permite identificar e do mesmo modo tratar as patologias antes que causem danos extensos ou riscos à edificação e seus ocupantes.
Dê prioridade à da mão de obra qualificada, supervisão, ensaios e respeito às normas técnicas. São fundamentais para evitar estes problemas. Contacte-nos, poderemos ajudar nesta identificação e na resolução destes problemas.