Fachada ventilada- uma solução sustentável
Fachada ventilada- uma solução sustentável e moderna. As fachadas ventiladas são uma das tendências usada nos projetos de engenharia e arquitetura País. Apesar de não ser um conceito novo, começam agora a surgir de uma forma mais generalizada em todas as cidades.
Mas como pode uma fachada ventilada ser sustentável?
A sustentabilidade de uma fachada ventilada relaciona-se diretamente com o seu desempenho, mediante o ambiente e o seu beneficio energético. Existe uma melhoria significativa das condições externos e internas de um edifício, proveito das características das fachadas ventiladas.
Elementos favoráveis à sustentabilidade
- Isolamento térmico: reduz a necessidade de utilização de sistemas de aquecimento ou arrefecimento. Esta redução resulta em menor consumo de energia. Portanto, menor emissão de gases de efeito estufa.
- Diminuição do uso de ar condicionado: diminui a necessidade de climatização artificial. Traduz-se, portanto numa redução no consumo de energia elétrica.
- Conforto Térmico e Acústico: a câmara de ar permite a ventilação da fachada, ou seja, permite que o ar circule entre os elementos da fachada e regule a temperatura. Traduz-se na redução de necessidade de mecanismos para controlo de temperatura.
- Redução de ruido: contribui substancialmente para a redução do ruido, o que melhora assim substancialmente, o conforto dos ocupantes.
- Durabilidade e Manutenção: a fachada ventilada protege a estrutura e assim reduz significativamente a manutenção. Ademais, aumenta significativamente a durabilidade do edifício.
- Uso de materiais ecologicamente sustentáveis: pode optar por materiais de revestimento que possuem características sustentáveis, como cerâmica, alumínio reciclado, vidro de baixo impacto ambiental, entre outros. Esta escolha contribui diretamente para a sustentabilidade do projeto.
- Pegada de carbono: diminuição significativa da pegada de carbono. Portanto, com menor consumo energético e utilização de materiais recicláveis, as fachadas ventiladas ajudam na redução da pegada de carbono do edifício.
- Desempenho em regiões com clima extremo: a fachada ventilada otimiza o desempenho energético do edifício em qualquer condição climática.
O que são fachadas ventiladas sustentáveis?
Fachadas sustentáveis são fachadas que levam ao melhoramento do desempenho energético e ambiental das construções, comparativamente as construções tradicionais.
Para o efeito, deve ser tido em conta aspectos como a incidência de radiação solar, direção do vento, construção envolvente, condições meteorológicas, entre ouros aspectos locais.
Em resumo, tendo em conta todas estas informações, estaremos a cumprir um dos principais objetivos da construção atual- uma fachada ventilada- uma solução sustentável.
Não sabe como projetar uma fachada ventilada? Contacte-nos!