Aço inoxidável e a sua utilização em fachadas
Hoje vamos olhar para o Aço inoxidável e a sua utilização em fachadas. O aço inoxidável é amplamente utilizado nas fixações das fachadas ventiladas. Assim, através do conhecimento do que é e quais as suas características, pretendemos dar a conhecer o benefício do uso deste material nas fixações de fachada.
O aço inoxidável tem uma versatilidade inquestionável, desde o ramo alimentar até ao industrial. Possui, portanto, propriedades que o tornam resistente à corrosão e oxidação. Certamente estas são as razões pelas quais é maioritariamente escolhido para a sua utilização.
Vantagens do aço inoxidável e da sua utilização nas fachadas
As principais vantagens do uso de acessórios de aço inoxidável nas fachadas são:
1. Resistência à corrosão
Tem características que lhe conferem alta resistência à corrosão. Ambientes marítimos, corrosivos, altamente industrializados, são propensos à corrosão dos materiais. Inegavelmente, o aço inoxidável é o parceiro ideal para a construção de soluções de fachadas nestes ambientes.
2. Durabilidade das fixações em aço inoxidável
A duração do aço inoxidável é garantida pela sua durabilidade e resistência ao desgaste. É um material menos suscetível a alterações de forma, o que lhe garante uma vida útil mais longa. Já imaginou o que seria desmontar uma fachada por desgaste do sistema de fixação?
3. Aparência estética
Igualmente de acabamento brilhante e moderno, pode ser aplicado em diversas situações. Apesar de na maioria das situações de fixações para fachadas, este material fique oculto, certamente é sempre agradável trabalhar com um material de aparência uniforme.
4. Resistência a temperaturas extremas
O aço inoxidável possui propriedades mecânicas que se mantêm inalteradas mesmo quando sujeito a temperaturas extremas, sendo baixas ou altas. Aliás, esta é a principal razão pela sua utilização em ambientes industriais e sistemas de exaustão. É frequente a sua situação em ambientes cujas fachadas sofrem problemas de gelo e degelo, o que torna então esta característica muito importante na garantia do sistema de fixação.
5. Facilidade de limpeza
O aço inoxidável é fácil de limpar. As suas características permitem a sua utilização sem necessidade de acabamentos ou revestimentos contra a corrosão.
6. Resistência mecânica
Material de elevada resistência mecânica, pode ser usado em trabalhos sobre tração ou compressão. As suas características mecânicas permitem o seu uso em ambientes exigentes, mostrando uma excelente combinação entre força mecânica e plasticidade. Estas são as principais necessidades de um sistema de fixação para fachada.
7. Variedade
Com uma grande variedade de formas existentes no mercado, o aço inoxidável, facilmente se adapta às necessidades do seu projeto. Portanto, desde chapa, barras, varões, tubos, cantoneiras, entre outros, existe uma grande diversidade de formas no mercado, que permitem adaptar-se às fixações pretendidas.
9. Custo-benefício do uso de aço inoxidável e da sua utilização nas fachadas
Certamente que as vantagens da utilização do aço inoxidável superam o custo que terá na sua utilização. A sua durabilidade, resistência, reduzida manutenção e de fácil trabalhabilidade serão razões mais que suficientes para o seu uso deste material.
Classificação do aço inoxidável
O aço inoxidável é composto principalmente por ferro, cromo níquel e carbono. Classifica-se, segundo a sua microestrutura, nas seguintes categorias:
Ferríticos ou série 400- é magnético e contém valores muito elevados de cromo. Tem boa trabalhabilidade, ou seja, é fácil de formar. Com pouca resistência à corrosão.
Martensíticos- é magnético e mais duro e resistente do que os tipos austeníticos e ferrítico. Possui, no entanto, menor resistência à corrosão.
Austeníticos ou série 300- possui boa resistência à corrosão e não é magnético. Esta é categoria onde se encontram o AISI 304 e AISI 316, frequentemente usados no fabrico das fixações para fachadas.
Fixações em aço inoxidável e a sua utilização em fachadas
O aço inoxidável AISI 304 e AISI 316 utiliza-se habitualmente para fabricar as fixações para fachadas. Assim, estas são as ligas mais comuns e versáteis, conhecidas pela sua excelente resistência à corrosão e ampla aplicabilidade. A principal diferença é a adição de molibdênio, que melhora significativamente a resistência à corrosão, especialmente para ambientes mais salinos ou expostos a cloretos. O aço inoxidável 316 contém molibdênio, mas o 304 não.
AISI 304
O AISI 304 em termos químicos é uma liga que é composta primordialmente por 18% de Cromo (Cr) e 8% de Níquel (Ni). É conhecida na nomenclatura comum como 18/8. A sua composição é também favorecida com Carbono (C), Manganês (Mn), Silício (Si), Fósforo (P), Enxofre (S) e, por vezes, Molibdénio (Mo) que melhora a propriedade de proteção contra a corrosão.
Em termos mecânicos, conjuga uma excelente proporção entre força mecânica e plasticidade. Tem capacidade de suportar cargas significativas e apresenta similarmente uma boa resistência à tração e à deformação. Processos de tratamento térmico e trabalho a frio alteram e melhoram as propriedades mecânicas.
O aço inoxidável 304 tem uma fraqueza uma vez que é suscetível à corrosão de soluções de cloreto, ou de ambientes salinos como a costa. Portanto, o cloreto pode originar pontos de corrosão, chamadas “picadas”, que se podem espalhar sob as barreiras protetoras de crómio e assim danificar as estruturas internas.
AISI 316
Este tipo de liga possui propriedades físicas, químicas e mecânicas semelhantes ao aço inoxidável 304. No entanto, a principal diferença é que o aço inoxidável 316 detém cerca de 2 a 3 por cento de molibdénio. A incorporação deste elemento químico aumenta assim a resistência à corrosão. Particularmente contra cloretos e outros produtos industriais. Portanto, o AISI 316 utiliza-se nas zonas costeiras, com alto teor de solução salina ou aplicações industriais que envolvem produtos químicos.
Resumidamente, as fixações em aço inoxidável são a solução de melhor garantia em termos de resistência à corrosão, durabilidade e baixa manutenção.